QUÍMICA COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA DE RELEVÂNCIA AMBIENTAL - COMPUTATIONAL CHEMISTRY IN HIGH SCHOOL: DEVELOPMENT OF RESEARCH PROJECT OF ENVIRONMENTAL RELEVANCE

Alexsandro da Silva Cavalcanti

Resumo


A partir da conclamação a uma maior participação das mulheres na Ciência durante o Ano Internacional da Química e com o intuito de estimular estudantes de Ensino Médio a desenvolverem trabalhos de iniciação científica, foi iniciado o projeto-piloto Química Teórica e Computacional no Ensino Médio numa escola pública estadual de Pernambuco. Três estudantes participaram de minicursos sobre Química Teórica e Computacional e desenvolveram o projeto de pesquisa “Aquecimento global e sua relação com as moléculas de água (H2O) e gás carbônico (CO2) – um estudo teórico.”, no qual utilizaram softwares de cálculo e visualização molecular para simular o complexo H2O-CO2 e comparar seus parâmetros com artigos de referência. Conforme idealizou o programa “quero ser professor, quero ser cientista” do MEC, as estudantes sentiram-se estimuladas pela iniciação científica e estão atualmente envolvidas com atividades referentes à Química.

 

As a result of the call for a greater participation of women in science during the International Year of Chemistry and in order to stimulate high school students to carry out scientific initiation work, a pilot project was started on the Theoretical and Computational Chemistry in High School in a school State of Pernambuco. Three students participated in workshops on Theoretical and Computational Chemistry and developed the research project "Global Warming and its relation with water molecules (H2O) and carbon dioxide (CO2) - a theoretical study.", in which they used calculation and molecular visualization software to simulate the H2O-CO2 complex and to compare their parameters with reference papers. As he conceived the program "I want to be a teacher, I want to be a scientist" of the Ministry of Education of Brazil (MEC), the students felt stimulated by the scientific initiation and are currently involved with activities related to Chemistry.


Palavras-chave


Visualização molecular, Química teórica, Complexo H2O-CO2, Aquecimento global, Ensino Médio - Molecular Visualization, Theoretical Chemistry, H2O-CO2 Complex, Global Warming, High School

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