ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EVASÃO ESCOLAR NO IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA - STUDENT ASSISTANCE AND SCHOOL DROUPOUT IN THE IF SUDESTE MG – CAMPUS JUIZ DE FORA

Larissa Freitas, Milena Mendes, Edilaine Lúcia de Souza Friaça, Érika Alves Martins, João Paulo Lima de Miranda, Adriano Reder de Carvalho

Resumo


A evasão escolar é um fenômeno complexo e um dos temas mais preocupantes para direcionar as políticas públicas educacionais no país. Uma das estratégias que surgiram para mitigar o problema são as políticas de assistência estudantil, contempladas no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).  O objetivo do presente trabalho foi analisar os rebatimentos da assistência estudantil nos índices de evasão escolar no período de 2012 a 2016. A pesquisa consistiu de levantamento bibliográfico para a composição de uma série histórica, entre os anos de 2012 e 2016, acerca do desenvolvimento da demanda, do atendimento da assistência estudantil e dos níveis de evasão escolar, nas modalidades médio técnico integrado, técnico modular e superior no IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora. Entre os anos de 2012 e 2014 houve aumento no percentual de atendimentos em todas as modalidades de assistência estudantil. Por outro lado, o percentual de atendimento no ano de 2015 teve um decréscimo acentuado. Porém, no ano de 2016, este percentual apresentou crescimento quando comparado ao ano de 2015. Em relação à evasão escolar no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, foi verificado que os discentes de graduação, em média, foram aqueles que mais abandonaram seus cursos, seguidos pelos discentes dos cursos Técnicos Modulares e por fim os alunos do Técnico Integrado e ainda, foi verificada queda na evasão escolar no período estudado. A evasão escolar reduziu em todas as modalidades de ensino, entre 2012 e 2016. Por outro lado, longe de ser universalizante, o PNAES não possui uma receita suficiente nem para atender todos os discentes que postulam assistência, portanto ainda sendo caracterizado, nesse aspecto, como excludente, na Instituição. Conclui-se ainda a necessidade de novos estudos relacionados à caracterização da evasão escolar e sua efetiva natureza no campus Juiz de Fora.

 

School dropout is a complex phenomenon and one of the most worrying
issues to guide public educational policies in the country. One of the strategies that have emerged to mitigate the problem are the student assistance policies contemplated in the National Program of Student Assistance (Acronym in Portuguese: PNAES). The objective of the present study was to analyze the folding of student assistance in school dropout rates in the period from 2012 to 2016. The research consisted of a bibliographical survey for the composition of a historical series, between the years of 2012 and 2016, on the development of demand, of the assistance of student assistance and levels of school dropout, in the modalities: integrated technical of secondary education, modular technicaland higher in the Southeast IF MG - Juiz de Fora campus. Between the years of 2012 and 2014 there was an increase in the percentage of attendance in all modes of student assistance. On the other hand, the percentage of
attendance in the year 2015 decreased sharply. However, in the year 2016, this percentage presented growth when compared to the year 2015. In relation to school dropout in the Southeast IF MG-Juiz de Fora Campus, it was verified that the undergraduate students, on average, were those who most abandoned their courses, followed by the students of the Modular Technical courses and finally the students of the Integrated Technician and, it was verified a fall in school dropout in the studied period. School dropout fell in all modes of education between 2012 and 2016. On the other hand, far from being universalizing, the PNAES does not have enough income to attend all the students that postulate assistance,therefore, still being characterized, in this regard, as excluding, in the Institution. It is also concluded the need for new studies related to the characterization of school dropout and its effective nature in the Juiz de Fora campus.


Palavras-chave


Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); Política Pública; Educação Pública - National Program of Student Assistance (Acronym in Portuguese: PNAES); public policy; public education.

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