A IMAGEM COMO FONTE EM EXERCÍCIOS DE “ESCAVAÇÃO” EM HISTÓRIA: UM PASSO A MAIS DO “QUESTIONÁRIO QUE VAI CAIR NA PROVA” - THE IMAGE AS A SOURCE IN EXERCISES OF “EXCAVATION” IN HISTORY: A STEP BEYOND THE “QUESTIONNAIRE FOR THE EXAM”

Jefferson de Almeida Pinto, Nélio Callegaro Marcato, Ketellin Louise da Silva, Gabriella Machado Neves Santos, Pedro Henrique Vasconcelos, Lavínia Beghini de Castro

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar exercícios de análise de imagens voltadas para o ensino de história e seus resultados. Justifica-se tal proposta tendo em vista que apesar da grande quantidade de imagens que nos cercam no dia a dia, os livros didáticos as veem muito mais como elemento ilustrativo do que como problematizadoras da história. Atrela-se a isso o fato de o conceito de cultura visual não ser muito usual entre os professores, e ainda engatinha sua discussão no âmbito das práticas de ensino de história.

 

This article’s objective is to present exercises of analysis of images aimed at the teaching of history and its results. Such a proposal is justified considering that, despite the large quantity of images surrounding us day by day, textbooks see them much more as an illustrative element than as problematizing history.  Added to this is the fact that the concept of visual culture is not very usual among teachers and its discussion is still in its very beginning in the scope of the teaching of history practices.


Palavras-chave


Ensino de história; Imagens; Documento - Teaching of history; Images; Document

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Multiverso: Revista Eletrônica do Campus Juiz de Fora - IF Sudeste MG, ISSN 2447-8725, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

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