A PRESENÇA DE LOURENÇO FILHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA DOS ANOS 1950: TRABALHOS MANUAIS E PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - THE PRESENCE OF LOURENÇO FILHO IN BRAZILIAN PROFESSIONAL EDUCATION OF THE 1950s: MANUAL WORK AND PSYCHOLOGY OF LEARNING

José Geraldo Pedrosa, Flávia Oliveira Duenhas

Resumo


Esse artigo é do âmbito história da educação profissional e focaliza a presença do intelectual brasileiro Manuel Bergstron Lourenço Filho no ensino industrial, em atividades no Senai em 1952. O documento pesquisado é um escrito de Lourenço Filho intitulado “Psicologia dos Trabalhos Manuais”. A análise deste documento revelou correspondências entre o pensamento de Lourenço Filho e as referências estrangeiras da psicologia que ele fez circular em elaborações sobre a aprendizagem profissional.  Em um momento de industrialização e crescimento econômico no Brasil, vivia-se uma necessidade de formar o profissional para atuar neste novo cenário. Como um dos responsáveis pela circulação de ideias escolanovistas no país, Lourenço Filho dedicou-se a orientar a formação de professores para a prática em sala de aula e para o domínio das competências profissionais e ainda para promover a articulação entre a psicologia da aprendizagem, o ensino profissional e a pedagogia dos trabalhos manuais.

This article is from the scope of history of professional education and focuses on the presence of the Brazilian intellectual Manuel Bergstron Lourenço Filho in industrial education, in activities at Senai in 1952. The document researched is written by Lourenço Filho entitled “Psychology of Manual Works”. The analysis of this document revealed correspondences between the thought of Lourenço Filho and the foreign references of the psychology that he circulated in elaborations on the professional learning. At a time of industrialization and economic growth in Brazil, lived a need to form the professional to act in this new scenario. As one of the responsible for the circulation of new school movement ideas in the country, Lourenço Filho dedicated himself to guiding the training of teachers for the practice in the classroom and for the domain of professional competences and also to promote the articulation between the psychology of learning, professional education and the pedagogy of manual work.


Palavras-chave


Ensino profissional; Psicologia da aprendizagem; Escola Nova. - Professional education; Psychology of learning, manual labor, New School

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