A INFLUÊNCIA DE RECURSOS VISUAIS NA ASSIMILAÇÃO DE CONHECIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA - THE INFLUENCE OF VISUAL RESOURCES IN KNOWLEDGE ASSIMILATION IN PHYSICS CLASSES

Elena Konstantinova, Marlon Cesar Alcantara

Resumo


Neste artigo discutimos sobre a importância usar o método de ensino ilustrativo, este processo se baseia na demonstração de experimentos nas aulas teóricas da física. O problema da visibilidade, clareza de imaginação no ensino é uma dos principais princípios pedagógicos. O processo de aprendizagem em física se situa na formação de conceitos principais da teoria com base em algumas disposições fundamentais, que são baseadas na experiência. Desta fora o ensino de física tem um caráter social, pois a partir de relações entre a teoria, a matemática e a experimentação podemos perceber a aquisição de novas práticas e linguagem, sem deixar de relaciona-las com as práticas e linguagem do cotidiano. As ferramentas de aprendizagem visuais promovem não só a aprendizagem informações relevantes, mas também potencializa a atividade cognitiva dos alunos, desenvolvendo a sua capacidade de vincular a teoria com a prática, com a vida, formando as habilidades técnicas da cultura, aumentando o interesse em aprender e tornando o aprendizado mais acessível a todos.

 

In this article we discussed the importance of using illustrative teaching method this process is based on demonstration experiments in theoretical physics. The problem of visibility, imagination of clarity in teaching is one of the main pedagogical principles. The learning process in physics lies in the formation of the main concepts of the theory based on some fundamental provisions, which are based on experience. This was the physical education has a social character, because from relations between theory, mathematics and experimentation we can see the acquisition of new practices and language, while relating them with the practical and everyday language. Visual learning tools promote not only the information relevant learning, but also enhances the cognitive activity of students by developing their ability to link theory with practice, with life, forming the technical skills of culture, increasing interest in learning and making learning more accessible to all.


Palavras-chave


ensino de física, aprendizagem visual, métodos de ensino, demonstração, ilustração - physics teaching, visual learning, teaching methods, demonstration, illustration

Texto completo:

PDF

Referências


GOLUB, B.A.; Fundamentos da didática geral, Ed. Centro Vlados, 1999.

DISTERVEG, F.W.A.; Guia para a formação de professores de alemão, Ed. Uchpedgiz, 1956.

KONSTANTINOV, N.A.; MEDYNSKIY, P.T.; SHABAEVA, M.F.; História da Educação, Ed. Educação, 1982.

PESTALOZZI, I.G.; Como Gertrudes ensina seus filhos, Escritos pedagógicos selecionados, volume 3, Ed. Moskow, 1909.

USHINSKY, K.D.; O homem como objeto de educação, volume 1, Ed. Moscou, 1950.

VIGOTSKI, L.S.; Pensamento e Linguagem, São Paulo, 1999.

RAMOS, T.C.; VERTCHENKO, L.; Revista Brasileira de Ensino de Física 33, 1502, 2011.

MICHA, D.N.; PENELLO, G.M.; KAWABATA, R.M.S.; CAMAROTTI, T.; Revista Brasileira de Ensino de Física 33, 1501, 2011.

FIGUEIRA, J.S.; Revista Brasileira de Ensino de Física 33, 4403, 2011.

Experimentos virtuais em física. Disponível em: http://ido.tsu.ru, acesso em: 12 de outubro de 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Multiverso: Revista Eletrônica do Campus Juiz de Fora - IF Sudeste MG, ISSN 2447-8725, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.