FORMAÇÃO SUPERIOR EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: FERRAMENTAS PARA AUTO-CONHECIMENTO E APRENDIZADO BASEADO EM HABILIDADES - HIGHER EDUCATION IN INFORMATION SYSTEMS: TOOLS FOR SELF-KNOWLEDGE AND SKILL-BASED LEARNING

Giovanni Stroppa Faquin, Matheus Henrique da Silva Muniz, Maria Luiza Furtuoso Falci, Marco Antônio Pereira Araújo

Resumo


Sistemas de Informação (SI) compreendem a visão sistêmica de um conjunto de elementos computacionais e não computacionais para a solução de um problema relacionado ao fluxo de informação. Instituições ligadas à academia e a agências governamentais bem como atores da indústria de tecnologia buscam caminhos para um melhor alinhamento e diálogo entre as habilidades desejadas pelo mercado de trabalho e aquelas desenvolvidas pelos acadêmicos em cursos superiores. As habilidades requeridas de um profissional de computação são amplas variando desde competências estritamente técnicas até outras emocionais. Este trabalho busca dar sua contribuição à discussão sobre a formação do profissional em Sistemas de Informação. Tem por objetivo investigar como o auto-conhecimento apoiado no estudo do perfil de personalidade e o entendimento das principais habilidades exigidas de um profissional pode contribuir para o aprimoramento do desempenho acadêmico de estudantes e preparação para o mercado de trabalho em Sistemas de Informação.

 

Information Systems (IS) comprise the systemic view of a set of (non) computational elements to solve a problem related to the flow of information. Institutions linked to academia and government agencies and technology industry players seek ways to a better alignment and dialogue between the skills desired by the labor market and those developed in higher education. The skills required of a computer professional are wide, ranging from purely technical skills to other emotional. This paper seeks to make a contribution to the discussion of professional training in Information Systems. It aims to investigate how self-knowledge supported by the study of personality profile and understanding of the key skills required of a professional can contribute to the improvement of the academic performance of students and preparation for the labor market in Information Systems.


Palavras-chave


Psicológico; Fatores Humanos; Ensino Superior; Mercado de Trabalho - Psychological type; Human Factors; Higher education; Job market

Texto completo:

PDF

Referências


DYBÅ, Tore; DINGSØYR, Torgeir. Empirical studies of agile software development: A systematic review. Information and software technology, v. 50, n. 9, p. 833-859, 2008.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Editora Vozes Limitada, 2011.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Information systems and the internet. Harcourt College Publishers, 1998.

LENBERG, Per; FELDT, Robert; WALLGREN, Lars Göran. Behavioral software engineering: A definition and systematic literature review. Journal of Systems and Software, v. 107, p. 15-37, 2015.

RAMOS, Luís Marcelo Alves. Os tipos psicológicos na psicologia analítica de Carl Gustav Jung e o inventário de personalidade" Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)": contribuições para a psicologia educacional, organizacional e clínica. Educação Temática Digital, v. 6, n. 2, p. 137, 2005.

TOPI, Heikki et al. IS 2010: Curriculum guidelines for undergraduate degree programs in information systems. Communications of the Association for Information Systems, v. 26, n. 1, p. 18, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Multiverso: Revista Eletrônica do Campus Juiz de Fora - IF Sudeste MG, ISSN 2447-8725, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.