Análise de Sentimentos utilizando Mídias Sociais em relação ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora

Ramon de Souza Almeida, Roberto de Carvalho Ferreira

Resumo


A análise de sentimentos é um campo da mineração de dados que
tem chamado a atenção de empresas, pois estuda técnicas para explorar
textos de usuários, com finalidade de extrair deles sentimentos e opiniões
sobre produtos ou serviços. Apesar do grande interesse nesse tema, ainda é
escasso os recursos para análise de sentimentos de conteúdos em português.
Neste estudo, será apresentado um método para construção de um
classificador, usando algoritmos de machine learning, para realizar a análise
de sentimentos dos comentários de postagens realizadas na página do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas
Gerais – Campus Juiz de Fora no Facebook. Para isso, foram construídas
uma base de dados em português para treinamento e outra para avaliação do
classificador. Os resultados demonstram que a utilização do classificador
pode ser uma forma ágil de se obter o sentimento associado a um comentário
postado por um usuário do Facebook.


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