Jogo Sério em Realidade Aumentada para o Ensino da Matemática: uma Avaliação de Usabilidade com Crianças na Condição do Espectro Autista

Braian Anderson de Souza Alves, Silvana Terezinha Faceroli, Ana Paula Xavier

Resumo


Os conceitos matemáticos são considerados abstratos e de difícil compreensão para crianças na condição do Espectro Autista com deficiência intelectual. Desta forma, é importante encontrar alternativas que possam contribuir para esse processo de aprendizagem, principalmente quando tratamos de ensino remoto ou híbrido. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um jogo sério virtual, em realidade aumentada, e avaliar sua usabilidade e interação com o público-alvo. O jogo foi desenvolvido em Unity, com todas as características apropriadas para indivíduos autistas, e próprio para uso em dispositivos Android. A usabilidade foi avaliada através do questionário SUS e a interação com o jogo foi relatada pelos profissionais que realizam os atendimentos com as crianças. A usabilidade apresentou um score SUS médio de 88,75 e observou-se uma atenção sustentada relevante, indicando que o jogo desenvolvido pode vir a ser uma ferramenta importante no aprendizado de crianças na condição do Espectro Autista.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.