SUSTENTABILIDADE NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JUIZ DE FORA: estudos do viés sustentável nas vertentes econômica , social e ambiental

Jonas Tadeu Ferreira

Resumo


Embora a maioria das edificações históricas ser tombadas e com isso serem privadas de qualquer intervenção mesmo quando se trata de uma intervenção que esteja próxima de uma contribuição para o desenvolvimento sustentável, é necessário adotarmos políticas que favoreçam medidas econômicas sustentáveis e ambientais no patrimônio histórico para que possamos ter em nossa cidade um retorno desse bem em pontos positivos para a cidade.

As tentativas para resolverem o problema de insalubridade em alguns patrimônios históricos em suas concepções hoje são insatisfatórias não são capazes de satisfazer um conforto ambiental, exigem um maior consumo de energia por terem instalações antigas e muitos sem recursos para manutenção, é incapazes de proporcionar um retorno a população devido ao mau uso. Dar novos usos voltados à sustentabilidade a esses objetos arquitetônicos seria uma forma racional, e sensata de se ter um retorno ambiental econômico e social para a população.

O projeto tem como objetivo geral incentivar a pratica da sustentabilidade no patrimônio histórico, no Município de Juiz de Fora, levantando o debate sobre o patrimônio histórico e sua proteção no âmbito local.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi essencialmente a pesquisa bibliográfica para conhecimento teórico. As fontes utilizadas nesse trabalho partiu  princípio a leitura de livros específicos  e pesquisas pessoais durante meu período acadêmico sobre a temática.

Assim, o trabalho pretende elucidar aspectos importantes sobre a questão da proteção desses bens materiais, suas práticas e ações, levantando um histórico desses objetos arquitetônicos que integram a composição arquitetônica destes edifícios e ressaltando a importância de sua preservação para a memória local.

Durante a pesquisa teve-se a preocupação de se responder questões e esclarecimentos do assunto para melhor entendimento da população juiz-forana e para as pessoas que de certa forma que admiram a temática e se interessam pelas atitudes voltadas a sustentabilidade.


Palavras-chave


Sustentabilidade, patrimônio histórico

Apontamentos

  • Não há apontamentos.