EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS COM MULHERES EMPREENDEDORAS DE JUIZ DE FORA- MINAS GERAIS

Mila Christy Oliveira, Naiara Marques Santos, Carolina Lopes de Moura Fontes, Juliane Silva Ribeiro

Resumo


Introdução:

Atualmente, várias pesquisas têm como objeto de estudo o empreendedorismo. Tal tema é evidenciado devido a sua forte relação com o desenvolvimento econômico local (Schmidt; Bohnenberger, 2009).

Considerando a ótica de gênero, as características empreendedoras podem ser encontradas tanto em homens quanto em mulheres, porém estudos precursores consideravam quase exclusivamente o público masculino. Na contemporaneidade, dada a nova configuração da sociedade resultando na inserção feminina no mercado de trabalho onde desempenham diversas atividades e profissões, percebe-se também o interesse das mulheres em criar seu próprio negócio. Com isso, faz-se necessário um estudo sobre o empreendedorismo feminino (Natividade, 2009; Teixeira; Bonfim, 2016; Strobino; Teixeira, 2014).

Tendo como base esse contexto a presente pesquisa possui a finalidade de investigar o perfil e a motivação das mulheres empreendedoras do município de Juiz de Fora-Minas Gerais.

 

Objetivos:

O objetivo geral da pesquisa é analisar o perfil empreendedor feminino no município de Juiz de Fora-Minas Gerais.  Especificamente pretende-se identificar os fatores motivacionais que levaram as mulheres a empreender.

 

Material e métodos ou metodologia:

A abordagem da pesquisa é qualitativa e descritiva. O método escolhido foi o estudo de casos múltiplos. A coleta de dados terão como instrumento o uso do questionário semiestruturado que será aplicado via entrevista individual. Os dados serão analisados pela técnica de análise de conteúdo.

 

Resultados e Discussão:

O trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento. Até o momento tem-se como resultado a revisão bibliográfica que serviu de base para a criação do questionário semiestruturado. As questiões abordadas no questionário tiveram como base os autores Schmidt e Bohnenberger, (2009) e  Santos, (2008).

Conclusão(ões):

Concluída a revisão bibliográfica e elaboração do questionário semiestruturado, as mulheres empreendedoras selecionadas serão submetidas à entrevista individual.

Referências bibliográficas:

NATIVIDADE, Daise Rosas da. Empreendedorismo feminino no Brasil: políticas públicas sob análise. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 1, p. 231-256, 2009.

TEIXEIRA, Rivanda Meira; BOMFIM, Lea Cristina Silva. Empreendedorismo feminino e os desafios enfrentados pelas empreendedoras para conciliar os conflitos trabalho e família: estudo de casos múltiplos em agências de viagens. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 10, n. 1, p. 44-63, 2016.

 

STROBINO, Márcia Regina de Campos; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Empreendedorismo feminino e o conflito trabalho-família: estudo de multicasos no setor de comércio de material de construção da cidade de Curitiba. Revista de Administração, v. 49, n. 1, p. 59-76, 2014.

SCHMIDT, Serje; BOHNENBERGER, Maria Cristina. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 3, 2009.

SANTOS, Paulo da Cruz Freire dos et al. Uma escala para identificar o potencial empreendedor. 2008. 366 f. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção)-Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

 

 

 

QR Code:

 


Palavras-chave


motivação; ótica de gênero; perfil empreendedor.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.