A Plataforma Building Information Modeling (BIM) e suas repercussões na Engenharia Civil e arquitetura na atualidade.

Jefferson Vidal dos Santos, Vivian Gemiliano Pinto

Resumo


Introdução:

Building Information Modelling (BIM), ou seja modelagem da informação da construção, foi criado na décade de 1970, nos Estados Unidos (CHA; LEE, 2015) sendo considerada uma das metodologias mais notáveis no setor da construção civil (ABBASIANJAHROMI, 2019). Sua premissa é estabelecer a cooperação entre arquitetos, engenheiros, empreiteiros e clientes dentro das várias etapas que compõem o ciclo de vida de uma edificação (MA; MA, 2017). O BIM permite que os projetistas manipulem as informações acerca das edificações, seja acrescentando, atualizando ou, até mesmo, removendo-as (MARZOUK; HISHAM, 2014). Graças a interoperabilidade presente nesta tecnologia, nos modelos criados tornou-se  possível a detecção de conflitos entre os projetos de um edifício (KANG; WOO, 2015), além da integração da representação gráfica com estimativas de tempo e custo, auxiliando em todo o ciclo de vida do projeto. Entretanto o BIM vem encontrando barreiras para ser adotado na construção civil (CHA; LEE, 2015) e por isso identificou-se a necessidade de levantar suas fraquezas e seus benefícios.

Objetivos: O objetivo desta pesquisa é identificar as vulnerabilidades e as fortalezas da metodologia BIM para o ramo da Arquitetura e Engenharia Civil (AEC).

Metodologia: O mote desta pesquisa é uma revisão bibliográfica narrativa executada apoiada na base de dados Springer Link, contida no Portal de Periódicos da Capes. Objetivou-se levantar artigos que ajudassem a entender a metodologia BIM, identificar suas vulnerabilidades e fortalezas dentro da AEC. Para tanto foram designadas combinações de palavras-chave adicionadas de filtros para que o universo amostral fosse preciso. Sendo assim, os arranjos elaborados foram: “BIM and AEC” e “BIM and Interoperability”. Já os filtros sobrepostos foram: “Somente artigos disponíveis”, “Engenharia”, “Engenharia civil” e “Inglês”; havendo ainda a necessidade de ter coerência entre o título e o resumo dos artigos com os objetivos definidos nesta pesquisa. Para expor os resultados, foram levantados quantitativamente o número de trabalhos totais encontrados, descartados e utilizados. Preocupou-se ainda em identificar os títulos repetidos nos dois arranjos.

Resultados e Discussão:

Esta pesquisa obteve um resultado de 22 artigos. A primeira combinação de palavras-chave originou 14 resultados e outros nove artigos foram descartados. Enquanto que a segunda combinação converteu-se em oito artigos empregados, seis não utilizados e outros 11 já haviam sido incorporados no primeiro arranjo. Os artigos estudados indicam benefícios como: redução de custos extras ao orçamento estimado aos projetos, maior precisão com relação a estimativa cronológica para cumprimento das etapas, além do aumento da produtividade dos projetistas. Para isso, os projetos são executados tridimensionalmente e são divididos em três análises: análise quanlitativa, seqüencial e quantitativa, nesta ordem. Entretanto os artigos apontam dificuldades em aplicar o BIM na construção, como entraves burocráticos e a ausência de normas para regulamentar a troca de dados nos projetos.

Conclusão(ões):

Percebeu-se que o BIM é uma metodologia importante que deve ser cada vez mais difundida no cenário da construção civil de modo que suas barreiras sejam superadas e as vantagens melhor aproveitadas, reduzindo o impacto da ausência de diálogo entre os profissionais que compõe o setor, melhorando as estimativas de custos e cronológicas, tornando-as mais precisas, e auxiliando na gerência do edifício em todo seu ciclo de vida.

Palavras-chave: ciclo de vida de projetos; compatibilidade de projetos; interoperabilidade

Referências bibliográficas:

1. ABBASIANJAHROMI, H. Research paper a maturity assessment framework for applying bim in consultant companies. Iranian Journal of Science and Technology, Transactions of Civil Engineering, v. 43, n. s1, p. 637–649, 2019.

2. CHA, H. S.; LEE, D. G. A case study of time / cost analysis for aged-housing renovation using a pre-made BIM database structure. KSCE Journal of Civil Engineering, v. 19, p. 841–852, 2015.

3.MA, Z.; MA, J. Formulating the application functional requirements of a BIM-based collaboration platform to support IPD projects. KSCE Journal of Civil Engineering, v. 21, p. 2011–2026, 2017.

4.MARZOUK, M.; HISHAM, M. Implementing earned value management using bridge information modeling. KSCE Journal of Civil Engineering, v. 18, p. 1302–1313, 2014. 


Palavras-chave


ciclo de vida de projetos; compatibilidade de projetos; interoperabilidade

Apontamentos

  • Não há apontamentos.