ESCOLHA DO PONTO COMERCIAL: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA

Lucas Pereira Soares, Rodrigo de Magalhães Cunha

Resumo


Introdução:

A escolha do ponto comercial para instalação de uma empresa é uma decisão complexa e muito importante para o sucesso dos negócios (SATO, 2002). Estudos demonstram que muitos empresários têm tido dificuldade nessa escolha (MIRANDA; BENDLIN; MEIRA JR, 2014), utilizando, muitas vezes, métodos não científicos (SATO, 2002) para essa finalidade. Pode-se justificar em parte essa questão considerando que muitas das ferramentas que estão disponíveis para auxiliá-los, muitas vezes, são de difícil acesso e/ou inadequadas à realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPE). Entre elas, pode-se destacar o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), dados georeferenciados e geomarketing (SHIGAKI; CALIC, 2011).

Objetivos:

 

O objetivo principal é elaborar uma escala para determinar o grau de aderência entre um negócio que oferece “lanches rápidos” à população – como lanchonetes, lojas de empadas, etc – e um imóvel comercial no qual ele poderia ser (ou esteja) instalado, disponibilizando os resultados num site de livre acesso à população.

 

Material e métodos ou metodologia:

Para a determinação das características relacionadas à escolha do ponto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos. Em seguida, elaborou-se um questionário estruturado, com escala likert de 5 opções de resposta, através de um formulário online, atualmente em fase de pré-teste. Em seguida: os dados serão coletados com proprietários e/ou gerentes de MPE que oferecem “lanches rápidos” à população; os dados serão analisados a partir de estatísticas descritivas; a escala será construída com o uso de Análises Fatoriais; a sensibilidade da escala em relação aos tipos de empresas será analisada por meio de regressões lineares; e um site de livre acesso para disponibilizar os resultados da escala será construído.

 Resultados e Discussão:

 

Como resultado da pesquisa bibliográfica encontrou-se suporte teórico em diversos estudos. Por exemplo, existem aqueles relacionados: aos aspectos internos do ponto comercial, como infra-estrutura e acessibilidade ao interior da loja (AZEVEDO; MOURA; SOUKI, 2015; CARNASCIALI; DELAZARI, 2011); aos aspectos externos referentes à região de entorno da loja (AZEVEDO; MOURA; SOUKI, 2015; LAS CASAS, 2000; MIRANDA; BENDLIN; MEIRA JR, 2014; NETTO, 2018); às questões legais (LAS CASAS, 2000; NETTO, 2018; SATO, 2002); ao mercado consumidor (AYRES JÚNIOR, 2010; LAS CASAS, 2000; NETTO, 2018; PARENTE, 2000); à concorrência (NETTO, 2018; SATO, 2002); e aos custos de implantação do ponto (AZEVEDO; MOURA; SOUKI, 2015; NETTO, 2018).

 Conclusão(ões):

 

As etapas já realizadas da pesquisa oferecem suporte teórico para a composição de fatores (grupos) e itens (questões) a serem contemplados na criação da escala. Entretanto, essa base teórica ainda precisará ser validada estatisticamente.

 Palavras-chave: Localização. Varejo. Lanches rápidos. Escala.

 Referências bibliográficas:

 

AYRES JÚNIOR, A. C. Aprimoramento das técnicas e praticas de geomarketing para suporte à tomada de decisão de negócios. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.

AZEVEDO, L. G. M. R. P. P.; MOURA, L. R. C.; SOUKI, G. Q. Um estudo qualitativo dos atributos para a escolha de um restaurante. RASM, v. 5, n.1, p.25-51, 2015.

CARNASCIALI, A. M. S.; DELAZARI, L. S. A localização geográfica como recurso organizacional: utilização de sistemas especialistas para subsidiar a tomada de decisão locacional do setor bancário. RAC, v. 15, n. 1, pp.103-125, 2011.

LAS CASAS, A. L.. Marketing de varejo. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MIRANDA, R. T.; BENDLIN, L.; MEIRA JÚNIOR, J. R.. Localização de ponto de venda – um estudo de caso sobre a utilização do geomarketing. Caderno de Administração, v. 22, n. 1, pp. 1-12, 2014.

PARENTE, J. G.. Varejo no Brasil. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SATO, F. R. L.. Problemas e métodos decisórios de localização de empresas. RAE Eletrônica, v. 1, n. 2, pp.02-13, 2002.

SHIGAKI, H. B.; CALIC; C. Estudos de Localização Varejista: Um Teste Empírico sobre os Fatores Locacionais para uma Empresa Supermercadista de Belo Horizonte. In: VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2011.

SYLVIO CARVALHO NETTO, S. C. Quais as metodologias utilizadas pelo varejistas brasileiros para escolher a localização de uma loja? 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Gestão para a competitividade) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2018.


Palavras-chave


Localização; Varejo; Lanches rápidos; Escala.

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