MODELANDO AS VARIÁVEIS IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO PARA UM JOGO DE EMPRESAS

Bárbara Santana Saab, Rodrigo de Magalhães Cunha

Resumo


Introdução:

O JEC-IFJF[1], um jogo de empresas computadorizado, simula o mercado automobilístico brasileiro através da utilização de variáveis mercadológicas e econômicas que reproduzem a dinâmica do mercado na medida em que as variáveis externas produzem impactos nas variáveis internas das empresas, influenciando as decisões tomadas pelos alunos em questões relacionadas à contratação/demissão de funcionários, definição do preço dos produtos, investimentos em marketing e etc. No entanto, para tornar o jogo mais completo e proporcionar aos alunos uma visão global deste mercado é necessário inserir no JEC-IFJF variáveis relacionadas à importação e exportação. Justifica-se essa questão pois boa parte da produção de veículos leves do país, cerca de 28% em 2017 (ANFAVEA, 2017), foi exportada.

 

Objetivos:

O principal objetivo é inserir, no JEC-IFJF, a modelagem das variáveis importação e exportação de autoveículos para que os alunos obtenham uma visão global do setor automobilístico.

 

Material e métodos ou metodologia:

Para a determinação das características relacionadas à exportação e importação de autoveículos foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos. Além disso, realizou-se uma pesquisa documental para obtenção de dados secundários empíricos referentes à comercialização e aos custos de importação e exportação associados. Em seguida, pretende-se: analisar os dados estatisticamente; modelar e implementar as novas variáveis no JEC-IFJF; e realizar novas seções de simulação.

 

Resultados e Discussão:

Como resultado da pesquisa bibliográfica encontrou-se suporte teórico em diversos estudos. Para exemplificar: Oliveira et al.(2008)  detalharam o processo de importação realizado por industrias automobilísticas destacando os custos de frete; Coelho e Recupero (2008) analisaram o efeito da taxa de câmbio sobre a exportação; e Zucoloto et al. (2018) analisaram metodologias estatísticas para a previsão de demanda de exportações.

Em relação à pesquisa documental, destacam-se: as séries históricas de volume de exportações e importações de automóveis (ANFAVEA, 2019); as séries históricas de taxa de câmbio, alíquotas de fretes e outros índices de comércio exterior (BRASIL, 2019); e as informações sobre tarifas e exigências de outros países para o comércio exterior de automóveis (UN CONTRADE, 2019; WTO, 2019).    

Na literatura geral sobre comércio exterior compreende-se que o processo de importação e exportação possui alta complexidade. Idioma, taxa de câmbio, acordos comerciais, barreiras tarifárias e Produto Interno Bruto são apenas alguns exemplos de variáveis que interferem nos níveis de exportação de um país. Como o objetivo do JEC-IFJF é oferecer uma visão global aos alunos, decidiu-se focar nos volumes comercializados bem como nos custos de importação e exportação, entendendo-se ser desnecessário o aprofundamento.

 

Conclusão(ões):

As etapas já realizadas da pesquisa oferecem suporte teórico e empírico para a modelagem matemática de variáveis associadas à importação e exportação de veículos no JEC-IFJF.

 

Palavras-chave: Jogos de empresas. Modelagem. Importação. Exportação. Setor automobilístico.

 

Referências bibliográficas:

ANFAVEA. Estatísticas 2017. 2017. Disponível em <www.anfavea.com.br/estatisticas-2017.html>. Acesso em: 22/09/2019.

ANFAVEA. Site. 2019. Disponível em <www.anfavea.com.br>. Acesso em: 22/09/2019.

BRASIL. Ministério da Economia. Estatísticas de Comércio Exterior. 2019. Disponível em <http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior>. Acesso em: 01/08/2019.

COELHO, A. B.; RECUPERO, L.. Taxa de câmbio real efetiva e exportações de automóveis no Brasil, 1990-2005. Revista de Economia e Agronegócio, v. 6, n. 1, 2008.

OLIVEIRA, J. L. R.; SOUZA, A. A.; FREITAS, A. G. R.; RIBEIRO, K. L. B. Gestão de informações de custos para a atividade de importação em uma indústria automobilística. Revista de Gestão USP, v. 15, n. 1, p. 15-28, 2008.

UN COMTRADE. UN Comtrade Database. 2019. Disponível em <comtrade.un.org>. Acesso em: 08/08/2019.

WTO. World Trade Organization. 2019. Disponível em <wto.org>. Acesso em: 08/08/2019.

ZUCOLOTO, A. C.; GIAROLA, L. T. P.; ROCHA, R. C.. Modelagem da exportação brasileira de automóveis. Revista eletrônica matemática e estatística em foco, v. 6, n. 1, p. 12-23, 2018.


[1]desenvolvido em 2018 através de projeto de Iniciação Científica fomentado pelo IF Sudeste MG campus Juiz de Fora.


Palavras-chave


Jogos de empresas; Modelagem; Importação; Exportação; Setor automobilístico.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.