SITUAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DOS APARELHOS HIDROSSANITÁRIOS DO IF SUDESTE MG – CAMPUS JUIZ DE FORA

Marcella Reis Castro, Placiano Viana de Lima, Vivian Gemiliano Pinto

Resumo


Introdução: Nos ambientes de ensino a água tem como principal objetivo nutrir e cooperar para higienização pessoal dos estudantes e colaboradores. Entretanto, alguns equipamentos hidrossanitários, como as bacias sanitárias, torneiras, bebedouros, descargas, chuveiros entre outros, não são apropriados para obtenção de um consumo consciente da água, favorecendo até mesmo o manuseio incorreto pelos usuários. Realidade esta que gera desperdícios constante e gastos financeiros inesperados para as instituições. Objetivo: Qualificar e quantificar as patologias nos pontos de consumo de água no IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. Metodologia: O levantamento foi realizado nos 14 blocos e nas áreas externas da instituição, através de observações em campo e preenchimento de planilhas pré-estabelecidas. Posteriormente foram calculados os Índices de Vazamento (IV= Pv/Pt), onde: Pv= Pontos de consumo com vazamento; Pt= Pontos de consumo total. Resultados e Discussão: A quantidade de pontos de consumo de água foi de 559 aparelhos (Figura 1). A ausência de arejador foi identificada em 75% das torneiras e apenas 1,66% delas apresentam temporizador. O arejador tem a função de reter a água e misturar no jato, diminuindo o fluxo. Já a torneira com temporizador, possui um sistema eletrônico que reconhece o toque do usuário e aciona uma eletroválvula que libera o fluxo de água por tempo pré-definido. As bacias sanitárias e os mictórios foram as peças que mais contribuíram para os vazamentos, 119 e 27 respectivamente. A grande quantidade de bacias sanitárias com defeito está relacionada provavelmente a maior presença de descargas com válvula, um total de 114 unidades. A válvula de descarga permite a entrada de água com bastante pressão e promove grande gasto de água além de ser mais propícia a vazamentos. Na caixa acoplada, a água é liberada em um volume limitado, impedindo sua passagem exagerada. Sete mictórios apresentam válvula temporizadora, essa válvula funciona de forma semelhante a descarga, evitando uma perda de água excessiva. O primeiro pavimento totalizou um percentual superior de equipamentos com alguma patologia, tendo como base a maior circulação de pessoas. A maioria das torneiras com patologias se localizavam no 1° pavimento (6 de 7 unidades), nas quais 2 estavam no bloco C e duas no bloco D. Referente as bacias sanitárias, 119 apresentaram defeito, com 64 presentes no 1° pavimento, 44 no 2° pavimento e 11 no 3° pavimento. No bloco N, foram encontradas 15 bacias sanitárias com defeito, com 6 destas no 3° pavimento. Em relação aos mictórios, 24 apresentaram algum defeito, dentre os quais 16 encontram-se nos blocos I (5), N (4), J (4) e D (3). O índice de vazamento (IV) de 28% no IF Sudeste MG – campus Juiz de Fora foi relativamente alto. Conclusão: A alta presença de defeitos nos equipamentos do primeiro pavimento e nos blocos N, D, I, E e Administrativo, indicam maior necessidade de atenção nestes locais.

 

Palavras-chave: vazamentos; economia de água; patologia hidrossanitária

 

Referências bibliográficas:

 

NUNES, L.G.C.F.; WANDERLEY, T.R.B.; SILVA, S.R. Indicadores de consumo de água, vazamentos e perdas: estudo de caso das escolas públicas de Recife. Revista Científica ANAP Brasil, v. 10, n. 20, dez. 2017.

 

YWASHIMA, L.A. Avaliação do uso de água em edifícios escolares. Dissertação (Mestrado)- Curso de Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura, Universidade Estadual de Campinas, 2005. p.185.


Palavras-chave


vazamentos; economia de água; patologia hidrossanitária

Apontamentos

  • Não há apontamentos.