O Ensino da Física Contemporânea IV : Sequência didática – Eclipse de Sobral

Ulisses Neves Corrêa, Thales Costa Soares

Resumo


Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

O Ensino da Física Contemporânea IV[1]: Sequência didática – Eclipse de Sobral

Ulisses Neves Corrêa[2] , Thales Soares[3]

Introdução:

O desenvolvimento de produtos educacionais para o ensino de física tem ganhado destaque. Sequências didáticas, jogos, vídeos, mídias sociais, entre outros tantos, são aos poucos catalogados e divulgados para que o professor e a professora tenham acesso a esses produtos, e facilitem a sua transposição para o contexto de cada sala de aula.

Objetivos:

O Objetivo do nosso trabalho é desenvolver um produto educacional em forma de uma sequência didática. Nossa sequência é desenvolvida no referencia teórico-metodológico da aprendizagem significativa, utilizando-se da ferramenta de mapas conceituais. Ela será organizada, tendo como elemento organizador-motivador da sequência, os 100 anos do Eclipse de sobral.

Esse tema foi escolhido para a nossa sequência, pois deel podemos discutir uma física contextualizada, em que os assuntos curriculares são abordados dentro de uma perspectiva integrada, sem a necessidade de segmentação, abordando desde a física chamada de clássica, até a física contemporânea.

Material e métodos ou metodologia:

O primeiro passo do nosso trabalho e desenvolver um mapa conceitual, em que os conteúdos físicos que fazem parte deste fenômeno serão distribuídos hierarquicamente e por afinidade, em tema que estão relacionados ao eclipse. Para o desenvolvimento desse mapa, estudamos os conteúdos que estão relacionados ao eclipse, tais como conteúdos da óptica geométrica, sistemas astronômicos de organização do sistema solar, gravitação newtoniana, relatividade restrita e por fim a relatividade geral, dentro de uma perspectiva de conteúdo adequada ao ensino médio. Os mapas tratam desses conteúdos, de como eles estão hierarquizados e de como eles se diferenciam e se entrelaçam.

Construído o mapa, estamos de posso da relação de conteúdos a serem discutidos em nossa sequência didática. Será proposta uma sequência didática, dentro do referencial teórico da aprendizagem significativa, observando suas premissas, como construção dos subsunções, diferenciação progressiva, e reconciliação integrativa (vide tese Wagao).

Por fim, a sequência estará pronta para ser aplicada, porém não está previsto para esse desenvolvimento, a sua aplicação, sendo isso objeto da sequência do nosso trabalho.

 Em nossa pesquisa, constatamos que existem poucos materiais didáticos que podem subsidiar uma aplicação dessa natureza. Nesse sentido, propomos o desenvolvimento de um vídeo explicativo, construído seu roteiro a partir do mapa conceitual desenvolvido, para se disponibilizar para um público geral, num formato de uma mídia de popularização da física, sendo esse um subproduto da nossa pesquisa, porém fundamentalmente completa a mesma.

Resultados e Discussão:

Foi desenvolvido um papa conceitual sobre o tema, bem como uma sequência didática a ser aplicada no ensino médio, inovadora não apenas na perspectiva metodológica, mas também no ponto de vista epistemológico do currículo de Física, entrelaçando várias e distintas áreas, permitindo uma visão mais integrada da física. Além de produzirmos como o produto educacional, uma sequência didática, integramos a mesma a produção de conteúdos que são escassos no ensino de física, tais como mídias de divulgação que estejam prontas e diretamente acopladas a uma proposta de ensino

Conclusão

Podemos desenvolver uma sequêncai didática que se transversalizasse na física abordando desde conceitos tradicionais no ensino de física até a física contemporânea.

Palavras-chave: Palavras Chave: aprendizagem significativa; eclipse de Sobral; mapas conceituais; sequência didática

Referências bibliográficas:

  1. MOREIRA, M.A. Mapas Conceituais e aprendizagem significativa. Instituto de Física UFRGS.
  2. 2.    SOARES, T.C.; FREITAS, E.A.;JR, H.B.; HELAYEL, J.A.; REINEHR, E.E; Física de partícula vista pelas interações fundamentais – um curso de extensão para professores. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Maresias – 2014

SILVA, W.A.T Simetrias e leis de conservação: uma proposta para o ensino médio. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8074


[1]Resumo do trabalho desenvolvido no Projeto: O Ensino da Física Contemporânea IV

[2] Graduando em Licenciatur em Física; "Ulisses N. Correa" <uncfisica@gmail.com>

[3] Thales.soares@ifsudestemg.edu.br


Palavras-chave


aprendizagem significativa; eclipse de Sobral; mapas conceituais; sequência didática

Apontamentos

  • Não há apontamentos.