ARQUITETAS E DESIGNERS QUE MARCARAM A HISTÓRIA

Mariane Atalaia Kling, Tâmara Letícia Horsti Corrêa, Erika Guedes Magalhães

Resumo


Introdução:

O estudo de gênero vem crescendo em várias áreas e na arquitetura e no design e são essenciais para valorizar a produção das profissionais que não foram devidamente reconhecidas. Poucos nomes de mulheres se destacam na história neste campo de pesquisa.

 

Objetivos:

A proposta da pesquisa é investigar nos registros da arquitetura e do design, a presença feminina e sua produção no âmbito nacional e internacional.

 

Material e métodos ou metodologia:

Como metodologia realizou-se pesquisa bibliográfica para revisão, ampliação e investigação do tema. Devido à escassez de livros relacionados à atuação de mulheres na área de estudo, analisou-se documentos de domínio científico de pesquisadores que atualmente investigam gênero na arquitetura e no design. Durante a análise, levantaram-se nomes de arquitetas e designers para criação de um banco de dados contendo período de atuação profissional, prêmios e obras realizadas. Para aprofundamento do estudo, propôs - se a seleção de nomes de arquitetas e designers, nacionais e internacionais, que desenvolveram entre outros, projetos de mobiliários, buscando compreender como atuaram na profissão.

 

Resultados e Discussão:

Nos conteúdos de história da arquitetura e do design, em geral as referências ao mundo profissional são marcados pela presença masculina. A falta de representatividade feminina reforça a desigualdade no reconhecimento de seus trabalhos. Um exemplo disso é a escassa projeção das profissionais Janete Costa e Clara Porset. Janete Costa (1932-2008), arquiteta, nasceu no agreste pernambucano, no município de Garanhuns. Desenvolveu-se profissionalmente em diversos eixos de atuação, destacando-se nacionalmente como arquiteta de interiores. Com sua formação influenciada pelo movimento moderno, projetou uma infinidade de móveis e objetos. A arquiteta preocupou-se em valorizar a identidade regional e nacional e através de seus projetos conseguiu harmonizar elementos da cultura popular a ambientes sofisticados. Clara Porset (1895-1981), nasceu em Cuba e teve sua trajetória como designer de móveis no México sendo pioneira no desenho industrial entre as décadas de 1940 e 1950. A profissional se destacou pela produção em parceria a arquitetos importantes, em um contexto que era considerado predominantemente masculino. Um de seus princípios era o design para todos. Em sua homenagem, o centro de pesquisa de desenho industrial do México, criou o Prêmio Clara Porset que visa o treinamento de designers industriais mexicanos. Janete Costa e Clara Porset além da área de atuação tinham também em comum, o reconhecimento da importância da cultura artesanal. As duas incorporaram, a produção artesanal, a seus projetos de design valorizando-a e fortalecendo-a. 

 

Conclusão:

A pesquisa mostra a invisibilidade feminina, na arquitetura e no design, sendo possível perceber que muitas profissionais, realizaram grandes feitos e não obtiveram o devido destaque. Grande parte dessas mulheres atuou em áreas comumente relacionadas à tradição feminina e à esfera doméstica. Entretanto, Janete Costa e Clara Porset, são exemplos de profissionais, que com todas as condições desfavoráveis do contexto em que viveram, conseguiram exercer a profissão.

Palavras-chave


representatividade; arquitetura; design; invisibilidade; gênero

Apontamentos

  • Não há apontamentos.