ESTIMATIVA DA VAZÃO MÁXIMA DE PROJETO PELO MÉTODO RACIONAL NA MICRO BACIA DO CÓRREGO DOS VIEIRAS E SUA INFLUÊNCIA NO RIO CARATINGA

Gustavo Ferreira Nunes Moura, Alessandro Saraiva Loreto

Resumo


Introdução:

         Um dos principais pontos de preocupação em toda a terra é a drenagem urbana e a distribuição de água enfrentado nas cidades, onde existem aglomerados de pessoas, principalmente quando se trata de países em desenvolvimento. O Brasil tenta buscar uma evolução, porém em termos de saneamento, drenagem urbana e distribuição de água ainda terá que passar por alguns processos de desenvolvimento, principalmente em capitais, segundo Canholi (2005) o saneamento das grandes cidades brasileiras se encontra numa situação caótica, principalmente no que diz respeito à coleta e tratamento dos esgotos domésticos e à drenagem urbana.

         A água é um recurso natural finito e indispensável para a vida, porém com toda poluição e degradação deste recurso, passamos a ter insegurança quanto a sua disponibilidade, e quando esta em excesso, várias regiões acabam alagadas pelas enchentes, devido ao descontrole por falta de planejamento dos municípios e da população por invadir determinados locais inapropriados para habitação.

         Ao estudar como está sendo ocupadas as bacias hidrográficas e os modos de drenagem da cidade, foi que motivou a realização deste trabalho.

 

Objetivos:

         O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo da drenagem da Micro Bacia do Córrego dos Vieiras, para estimar sua vazão máxima de escoamento.

 

Material e métodos ou metodologia:

            Divisão dos tópicos, coleta de dados e pesquisa em campo, sendo percorrido todo território da Micro Bacia do Córrego dos Vieiras, demarcação e identificação do ambiente e execução do zoneamento ambiental para definição do uso e ocupação do solo.

Para calculo de equação das chuvas foi utilizado o software Plúvio 2.1. Os mapas foram desenvolvidos através Google Earth e  importados para o AutoCAD 2011.

            Os cálculos foram feitos através do Excel 2010, encontrando o valor de cada área, cada formula que foi utilizado no desenvolvimento deste trabalho.

            Também foi utilizada uma câmera digital, impressora laser de alta qualidade para boa definição das imagens impressas.

 

Resultados e Discussão:

            A área total da MBCV é de 2,34 km², as cinco áreas de zoneamento ambiental, a intensidade variando entre 3,21 á 206,88 mm/h. Utilizando os valores de duração de chuva de 20 minutos e um tempo de retorno de 10 anos, foi encontrado o valor de 112,19 mm/h. Consequentemente em um período de chuva de 20 minutos na atual descrição da bacia irá escoar 5196m³ a mais que se tivesse uma área maior com cobertura vegetal e menor área de impermeabilidade.

 

Conclusão(ões):

         Foi verificado que a MBCV consegue ainda retardar o volume de água que nela caí e escoa superficialmente para o rio Caratinga, evitando o bloqueio da água que vem em velocidade do rio Caratinga em um período chuvoso já que seu encontro fica na saída da cidade, evitando transbordar, já que a maior quantidade de córregos que desaguam no rio Caratinga, acontece no seu meio.

Palavras-chave: saneamento básico, deflúvio, drenagem urbana

Referências bibliográficas:

CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo. Oficina de Textos. 2005. 302.

 

Carvalho, D. F; et al. – Hidrologia. Bacia Hidrográfica. Bacia Hidrográfica. Rio de Janeiro. Cap. 3, Pág 15-28. Ago. 2006. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/ institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/HIDRO-Cap3-BH.pdf>. Acesso em: 31 de agosto de 2014.

TUCCI, C. E. M.; MARQUES, D. M. L. M. (Org). Avaliação e controle da drenagem urbana. Ed. Universidade/URFGS, 2000. 558p. Porto Alegre.

Palavras-chave


saneamento básico, deflúvio, drenagem urbana

Apontamentos

  • Não há apontamentos.