Desenvolvimento de uma aeronave radio controlada para transporte de carga

Seifferth Bruno Lopes Silvar, Alvaro Esteves dos Reis Neto, Laisa Fregulhia de Campos, Gustavo Henrique Souza Modesto, Hugo Assis de Oliveira, Sara Del Vecchio

Resumo


Introdução:

O AeroDesign é um projeto voltado para alunos do curso de engenharia que integra habilidades como trabalho em equipe, disciplina, planejamento, espírito investigativo, criatividade, senso crítico, ética e cidadania, liderança, empreendedorismo, pró atividade, organização e busca pela inovação, negociações de patrocínio.

O projeto segue a regulamentação de construção e projeto da competição de AeroDesign da SAE® Brasil, já que um objetivo fim é o teste da aeronave projetada e construída nessa prova. 

Este projeto além de ajudar no entendimento das disciplinas do curso de Engenharia Mecatrônica, ele também agrega a aprendizagem do trabalho em equipe, e isto é de suma importância, pois os engenheiros têm que ser capazes de gerir projeto, custo e pessoas.

Objetivos:

Objetivo geral:

Projetar e construir uma aeronave rádio controlada não tripulada para transporte de carga. 

Objetivos específicos:

  • Consolidar e interligar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes;
  • Aprimorar a qualificação para o mercado de trabalho;
  • Estimular o pensamento crítico, científico e inovador;
  • Desenvolver entre os participantes, habilidades específicas à concepção de projetos vinculados a normas e regulamentos técnicos; 
  • Despertar o interesse pela área aeroespacial;
  • Ambientar o aluno no cenário dos negócios, de competições e no conceito de trabalho em equipe;
  • Divulgar a Instituição no cenário de capacitação tecnológica;
  • Projetar e construir uma aeronave radio controlada para transporte de carga utilizando um motor de combustão interna como elemento de propulsão;
  • Desenvolver processos ou produtos inovadores com aplicação aeronáutica;
  • Trabalhar no desenvolvimento de novos materiais de baixa densidade e alta resistência mecânica, essenciais para a aplicação;
  • Aprimorar e aplicar telemetria no projeto, garantindo controle e estabilidade das condições de voo.

Material e métodos ou metodologia:

O projeto é realizado com base em pesquisas bibliográficas, simulação em software, intercâmbio de informações com equipes parceiras. Após o projeto teórico, parte-se para a construção do protótipo, para tal, a equipe dispõe de acesso livre aos laboratórios instalados no instituto ao qual a equipe está vinculada. Nas etapas do projeto e mesmo em fases pós-construção são realizadas simulações, testes e ensaios de voo. As simulações numéricas são realizadas no laboratório de desenho assistido por computador e os ensaios de voo são realizados nas pistas da AJAM (Associação Juiz-forana de Modelismo).

Os materiais utilizados em AeroDesign são amplos e são selecionados com base na menor densidade e resistência mecânica, são importantes para tornar possível a construção de uma aeronave cada vez mais leve, resistente e competitiva. Aerodinâmica, estabilidade, estrutura e ensaios estruturais, aeroelásticidade e cargas, desempenho e eletrônica são áreas distintas, mas áreas interligadas e relacionadas que compõem o projeto.

 

Resultados e Discussão:

Após desenvolver o primeiro projeto e participar da competição obteve-se uma grande evolução no projeto como todo, mas as que mais se destacam são: Descoberta de novos meios de aproveitamento do voo, melhoraria da eficiência energética seja de combustível ou elétrica, criação de novos circuitos de controle, desenvolvimento de uma modelagem mais automática, uma maior compreensão dos softwares utilizados, um maior domínio dos equipamentos disponíveis e a capacitação dos estudantes para o mercado da aviação, visto que os requisitos de projetos dos AeroDesign são próximos dos aviões de escala real.

O AeroDesign é um projeto que desenvolve e integra as competências técnicas como trabalho em equipe, disciplina, planejamento, espírito investigativo, criatividade, senso crítico, ética, cidadania, liderança, empreendedorismo, pró atividade, organização e busca pela inovação. Para isso se faz necessário incentivar a participação de discentes dos cursos de graduação. Pois os alunos que se envolvem em projetos como esse possuem um crescimento pessoal diferenciado além de aprimorarem características demandadas pelo mercado de trabalho, como: pro atividade, espírito investigativo, liderança, boa oratória, planejamento, gerenciamento de pessoas, gerenciamento de projetos, capacidade de negociação.

Conclusão:

O projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades pessoais, tendo em vista o despertar para a área de pesquisa tecnológica e de inovação, aplicando-se conhecimentos multidisciplinares, no projeto e construção da aeronave atendendo a finalidades específicas.

 

Palavras-chave: aerodesign, SAE Brasil, competição nacional, aeronáutica.

Referências bibliográficas:

[1] MIRANDA, LUIZ EDUARDO. RODRIGUES ,JOSÉ. Fundamentos da Engenharia Aeronáutica com Aplicações ao Projeto SAE-AeroDesign. 2012. 

[2] ANDERSON, JOHN, D. Aircraft performance and design, McGraw-Hill, New York, 1999.

Palavras-chave


aerodesign, SAE Brasil, competição nacional, aeronáutica

Apontamentos

  • Não há apontamentos.