ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DOS ORIENTADORES E SUPERVISORES - SUPERVISED PRACTICE: PROFESSIONAL FORMATION CHALLENGESIN THE ADVISORS’ AND SUPERVISORS’ PERCEPTION

Angélica Aparecida Amarante Terra, Esther de Matos Ireno Marques, Ataualpa Luiz de Oliveira, Evelyne Fernanda de Carvalho

Resumo


Estudos relacionados à prática e efetividade do estágio supervisionado na formação profissional vêm sendo motivo de discussões no âmbito da educação brasileira, visto que se trata de um momento essencial para que o estudante possa fazer a conexão entre teoria e prática, desenvolvendo as habilidades necessárias para a atuação na sua área de formação. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores orientadores e dos supervisores de campo em relação às atividades de Estágio Supervisionado dos cursos oferecidos por um dos campi do IF Sudeste MG. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com análise de dados quanti-qualitativos, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IF Sudeste MG. Participaram da pesquisa 24 docentes e 15 supervisores de campo atuantes em organizações da região que possuem convênio de estágios. Os participantes responderam à um questionário contendo questões relacionadas à prática, acompanhamento, expectativas e avaliação dos estagiários. Os resultados mostraram que o estágio é imprescindível na formação do futuro profissional e, que apesar de ser uma prática significativa, é permeada por dificuldades que impedem a efetividade dessa atividade, como questões de burocratização, rotina trabalho-estágio, políticas organizacionais e orientação profissional, sendo relevante suscitar a discussão, contribuindo para a oferta de uma formação de qualidade.

 

Studies on the relation between the real practice and effective supervised practice in the professional formation process are being largely discussed in the Brazilian education context, since it is essential to enable students to make connections between theory and practice, consequently developing the necessary abilities to act in their field. Hence, this study aimed to analyze the advisor and supervisor teachers’ perception in relation to the activities of Supervised Practice in the courses offered at one campi of IF Sudeste MG.It is an exploratory-descriptive study, with quantitative and qualitative data analysis, which was authorized by the Research Ethics Committeeof IF Sudeste MG. The participants were 24 docents and 15 supervisors who act in organizations which offer internship opportunities.The participants answered a questionnaire with questions related to the intern’s practice, monitoring, expectations and evaluation. As a result, it was observed that Supervised Practice is essential for the formation of the future professional and that, despite being a significant practice, it is permeated by difficulties, which deprive the effectiveness of that activity, such as over bureaucracy, work-internship routine, organizational policies and professional counseling, what makes this discussion relevant, contributing to the offer of quality formation. 


Palavras-chave


Educação para o trabalho; Estágio supervisionado; Formação profissional - Education for work; Supervised Practice; Professional formation

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Multiverso: Revista Eletrônica do Campus Juiz de Fora - IF Sudeste MG, ISSN 2447-8725, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

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