OLHOS D’ÁGUA E O RETORNO AOS SEIOS MATERNO: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE PERDIDA - OLHOS D’ÁGUA AND THE RETURN TO THE MOTHER'S WOMB: IN SEARCHING OF A LOST IDENTITY

Lucimara Grando Mesquita

Resumo


Tendo em vista as discussões raciais e de gênero presente na contemporaneidade, propomos como problema deste artigo o estudo das personagens femininas do conto Olhos D’água da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, presente na obra de mesmo nome, assim como o regresso da protagonista em busca de uma identidade deixada para trás. Pautando-nos, especialmente, na crítica literária pós-colonial, propõe-se fazer uma leitura das personagens desse conto e a partir daí refletir sobre a representação da mulher negra na literatura e a questão das identidades. Considerando a representação feminina na literatura canônica, o espaço da subalternidade reservado às personagens negras, bem como a representação da mulher negra como objeto sexual, propõe-se discutir o novo olhar sobre essa representação a partir das considerações de Conceição Evaristo (2005) e Eduardo de Assis Duarte (2009). Partindo dos estudos de Stuart Hall (2006) e Nilma Lino Gomes (2005), buscaremos discutir a questão da identidade, observando no conto, a necessidade da protagonista de se reencontrar com seu passado. A fim de alcançar os objetivos propostos à investigação, adotou-se o seguinte percurso metodológico: primeiramente a leitura inicial do conto, para conhecer a temática dentro da antologia, em seguida a revisão bibliográfica, fundamental para entender os elementos que desvelam a volta da personagem as suas origens e a procura de uma identidade perdida, perpassando pelos assuntos de identidade e literatura afro-brasileira.

 

In view of the racial and gender discussions in the contemporary world, we propose as a problem in this article the study of the female characters of the "Olhos D’Água " tale in the short story, by the Afro-Brazilian writer Conceição Evaristo, present in the work of the same name, as well as the return of the protagonist in search for an identity left behind. Guiding us, especially, on postcolonial literary criticism, it is proposed to make a reading of the characters of this tale and from there to reflect on the representation of the black woman in the literature and the question of identities. Considering the feminine representation in canonical literature, the space of the subalternity reserved for the black personages, as well as the representation of the black woman as sexual object, it is proposed to discuss the new look on this representation based of the considerations of Conceição Evaristo (2005) and Eduardo of Assis Duarte (2009). Starting from the Stuart Hall (2006) and Nilma Lino Gomes (2005) studies, we will try to discuss the identity issue, observing in the story, the protagonist's need to re-encounter with her past. In order to achieve the objectives proposed for researching, it was adopted methodological route: first the initial reading of the story, to know the theme within the anthology, then the bibliographic revision, fundamental to understand the elements that reveal the return of the character its origins and the search for a lost identity, permeating the Afro-Brazilian identity and literature subjects.


Palavras-chave


Olhos D’água, Identidade, Literatura afro brasileira - Identity, Afro-Brazilian Literature

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Referências


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Multiverso: Revista Eletrônica do Campus Juiz de Fora - IF Sudeste MG, ISSN 2447-8725, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

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