Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Simpósio de Pesquisa, Inovação e Tecnologia do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos apresentados ao Seminário de Iniciação Científica e a Mostra de Pós-graduação devem ser originais. Somente serão aceitas as submissões de Resumos Expandidos de trabalhos de projetos cadastrados na Coordenação de Pesquisa ou ou desenvolvidos por alunos(as) do Curso de Pós-graduação de Sustentabilidade na Construção Civil com no máximo duas páginas.

Portanto, os trabalhos envolvendo bolsista de treinamento profissional, monitoria, PIBID, PET, etc., e não cadastrados nesta Coordenação, não podem ser submetidos ao Seminário de Iniciação Científica, ou serão automaticamente negados.

Trabalhos que envolvem ideias passíveis de proteção não devem divulgar os seus resultados em sua completude. Recomendamos aos autores que, caso haja possibilidade de patenteamento ou de outra forma de proteção da propriedade intelectual, façam contato com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG (Nittec).

Os autores de trabalhos de Iniciação Científica devem, obrigatoriamente, indicar APENAS UMA das áreas do conhecimento ao qual o trabalho será atribuído na apresentação e concorrência da premiação durante o evento.

As áreas definidas pela Comissão Científica são:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciência da Computação;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes;
  • Engenharias.

 

Os autores alunos de pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil devem submeter seus trabalhos para a editoria “Pós-graduação Sustentabilidade na Construção Civil”.

 

O Resumo Expandido deve ter no máximo duas páginas, ser escrito em língua portuguesa e dividido em título, autoria, introdução, objetivos, material e métodos ou metodologia, resultados e discussão, conclusão, palavras-chave e referências bibliográficas. O texto do Resumo Expandido pode conter imagens (figuras, fotografias, tabelas e gráficos). Quanto aos itens do Resumo Expandido:

1)               Título:

  • Deve ser preciso e informativo;
  • Espaçamento simples, letras maiúsculas, fonte Arial tamanho 12, negrito;
  • Se o título do Resumo Expandido não for coincidente com o título do projeto cadastrado na Diretoria de Pesquisa, deve ser indicado o título do projeto ao qual o trabalho está vinculado em nota de rodapé indicada pelo número 1, iniciada pelos dizeres: “Título do Projeto:”.
  • Quando necessário, nome(s) científico(s), quando referido(s) no título, deve(m) ser escrito(s) em itálico e vir(em) acompanhado(s) dos autores e do(s) nível(is) taxonômico(s) ao(s) qual(is) é(são) subordinado(s), entre parênteses. 

2)               Autoria:

  • O nome dos autores deve estar completo (sem abreviações) e apenas a primeira letra de cada nome e sobrenome deve ser maiúscula;
  • Os autores devem ser separados por vírgula, com o texto justificado, espaçamento simples, fonte Arial tamanho 10.
  • Os fomentos (em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail dpipgatende.jf@ifsudestemg.edu.br), cursos dos bolsistas ou voluntários e o laboratório/núcleo do(a) orientador(a), quando for o caso, devem ser citados em nota de rodapé enumerados sequencialmente, informando ainda o endereço eletrônico dos autores.
  • O(A) orientador(a) deve ser o último nome na lista de autores.

3)               Introdução:

  • Faça uma breve introdução do tema, contendo as informações mais relevantes e atuais e apresente o contexto geral do seu trabalho.

4) Objetivos:

  • Faça uma descrição breve e clara dos objetivos.

5) Material e métodos ou metodologia:

  • Indique de forma resumida a(s) metodologia(s) e os materiais utilizados no trabalho para atingir os objetivos propostos.

6) Resultados e Discussão:

  • Apresente os resultados obtidos e sua discussão em relação ao conhecimento já disponível.

 

7) Conclusão(ões):

  • Indicar de forma objetiva as principais conclusões obtidas pelo seu trabalho.

 

* Obs.: Os itens de 3 a 7 devem ser digitados em Arial 12.

 

8) Referências bibliográficas (Arial 10):

Ex.:

1. LATORRACA, J.V.F.; ALBUQUERQUE, C.E.C. Efeito do rápido crescimento sobre as propriedades da madeira. Floresta e Ambiente, Seropédica, v.7, n.1, p.279-291, 2000.

2. BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El niño e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em: <http://www.cntp.embrapa.br/agromet/el nino2>. Acesso em: 6 abr. 2011.

9) Palavras-chave:

  • No mínimo duas (2) e no máximo cinco (5) palavras-chave, em ordem alfabética;
  • Digitadas em letras minúsculas (exceção de nomes próprios, nomes científicos e siglas), com alinhamento justificado e separado por ponto-e-vírgula, espaçamento simples, fonte Arial tamanho 10;
  • Não devem ser retiradas do título do trabalho;
  • Não devem conter ponto final.

10) Rodapé:

  • Criar rodapé na opção “Inserir” da barra de ferramentas;
  • Na nota de rodapé deve estar citado, o Projeto ao qual o Resumo está vinculado, caso não sejam coincidentes os títulos do projeto e Resumo.
  • Obrigatoriamente, deve ser citada qual a agência de fomento da bolsa, especificando, se for o caso de mais de um bolsista financiado por diferentes agências, qual bolsista pertence a qual agência de fomento. Na dúvida de qual seja a agência de fomento, por favor, entre em contato pelo e-mail: dpipgatende.jf@ifsudestemg.edu.br.

O Resumo Expandido deverá ser gravado na extensão “.doc” e submetidos EXCLUSIVAMENTE pelo(a) Orientador(a) que deve estar cadastrado no Portal de Periódicos da Campus Juiz de Fora no periódico do  Seminário de Iniciação Científica, através do endereço: http://periodicos.jf.ifsudestemg.edu.br/tccengmecatronica.

 

Estas informações completas podem ser conferidas em:

http://periodicos.jf.ifsudestemg.edu.br/tccengmecatronica/about/submissions#authorGuidelines

 

Para usuários(as) já cadastrados no Portal do Campus Juiz de Fora (por exemplo, por ter acesso a Revista Multiverso ou a outro periódico), o(a) usuário(a) deve acessar o portal usando mesmo seu login e mesma sua senha do outro periódico que já tem registro. Após fazer isso, clicar em “Perfil” (logo abaixo do nome do seu login que fica ao lado direito) e habilitar o papel de “Autor” clicando na “caixa”. Apenas após esta marcação estar salva que será possível fazer a submissão do resumo expandido.

Já os usuários novos no Portal do campus, devem clicar em Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema da página de “Acesso” e preencher os dados necessários para efetuar o cadastro e clicar na caixa marcando a opção “Cadastrar como” “Autor: pode submeter à revista”. Após fazer isso, poderá fazer a submissão do resumo expandido.

Somente serão aceitos e publicados nos anais do evento os Resumos Expandidos de trabalhos dentro do padrão estabelecido pela Comissão Científica e que forem apresentados pelos bolsistas e/ou voluntários do projeto e alunos da pós-graduação no dia agendado. Por isso, pedimos atenção para a completa obediência às normas descritas.

Solicitamos a revisão de todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes da gravação e envio definitivos. O certificado será emitido conforme as informações gravadas no Resumo Expandido submetido no prazo estabelecido por esta Comissão. Caso os dados sejam colocados de forma equivocada pelos participantes, não será fornecida segunda via do certificado.

Os conceitos, as informações expressas e as correções ortográfica e gramatical dos Resumos submetidos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação deste texto em outro evento.
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, tendo no máximo duas (2) páginas de acordo com o modelo oferecido pela Comissão Científica.

  3. Os conceitos, as informações expressas e as correções ortográfica e gramatical dos Resumos submetidos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.