Ecologia de infrapopulações de metazoários parasitos de Pimelodus für (Lütken, 1874)(Siluriformes; Pimelodidade) do Rio Paraibuna, Minas Gerais, Brasil

Giovana Freitas de Oliveira, Gabriel Lopes de Oliveira, João Vitor Costa Oliveira, Júlia Hágale Gottardo, Cassiano Ribeiro da Fonseca, Adriano Reder de Carvalho

Resumo


Os parasitos representam um dos maiores componentes da biodiversidade e desempenham importantes funções ecológicas na dinâmica de populações, coexistência de espécies e interações tróficas. Pimelodus für (Lütken, 1874), mandi branco, é um siluriforme de ampla distribuição nas bacias hidrográficas do Brasil, bentopelágico e de hábito onívoro, principalmente insetívoro, com intensa atividade alimentar durante todo o ano. Em relação ao parasitismo em P. für, os conhecimentos são escassos, se restringindo ao registro de nematoide da família Camallanidade feito por Vicente et al (1985). O objetivo do presente trabalho foi estudar as infrapopulações de metazoários parasitos de P. für do rio Paraibuna, município de Simão Pereira, Minas Gerais. Entre agosto de 2018 e julho de 2019 foram realizadas coletas de peixes do Rio Paraibuna, Município de Simão Pereira (22°00’38.5”S e 43°18’54.7”O), Minas Gerais, Brasil. Todos os peixes capturados foram transportados para o laboratório de Biologia do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, onde procedeu-se a necropsia. Todos os orgãos foram examinados em microscópio estereomicroscópio. Os parasitos foram coletados, quantificados e processados segundo Amato et al. (1991). Para o estudo infrapopulacional foram calculados os descritores de prevalência, abundância média e intensidade média. Trinta e cinco espécimes de P. für, 22 machos e 13 fêmeas foram necropsiados. Destes, 31 (88,6%) apresentaram-se parasitados por pelo menos uma espécie de metazoário, com abundância parasitaria média de 21,8±28,3 parasitos/peixe. No total, foram coletados 765 parasitos pertencentes a três grupos de helmintos. O monogenético Demidospermus sp. foi a espécie mais intensa, abundante e prevalente, seguidos pelas larvas de digenético e pelas larvas de nematóides. A dominância numérica demonstrada por monogenético, parece ser uma característica apresentada pelas comunidades registradas em outras espécies do gênero, como Pimelodus maculatus e Pimelodus blochii. Entre as características apontadas como geradoras do padrão podem ser citadas o ciclo reprodutivo direto apresentado por esses helmintos e também a qualidade da água, uma vez baixa transparência, além de dejetos de esgoto favoreceram a parasitose.
A presença de larvas de digenéticos e nematoides apontam a importância dessa espécie de peixe para a cadeia alimentar do rio Paraibuna, soma-se o fato que tanto o digenético como o nematoide podem fechar seu ciclo de vida em aves piscívoras possibilitando assim transmissão dos dois parasitos num único evento de infecção.

Conclusão(ões):

Pode-se concluir que há a possibilidade do ambiente poluído do rio Paraibuna ter contribuído para as altas taxas de parasitismo pelo monogenético Demidospermus sp. Registra-se também a importância de P. für como hospedeiro intermediário ou paratênico, para as larvas de D. A. compactum e para as larvas de nematoides.
Palavras-chave: Demidospermus sp., ictioparasitologia,
Referências bibliográficas:
AMATO, J.F.R. et al. Protocolos para laboratório, coleta e processamento de parasitos do pescado. Seropédica: Imprensa Universitária, UFRRJ, 1991. 81 p.
BACHMANN, F. et al. 2007. Parasitofauna de Pimelodus maculatus (Osteichthyes: Pimelodidae) do rio Itajaí-Açu em Blumenau, Estado de SantaCatarina, Brasil. Acta Scientarum Biological Sciences 29 (1): 109-114.
BUSH, A. O. at al. Parasitology meets ecology on its own terms: Margolis et al. Revisited. Journal of Parasitology, v. 83, n. 4, p. 575-583, 1997.
LEFÈVRE, T. et al. Exploiting host compensatory responses: the 'must' of manipulation? Trends in Parasitology, v. 24, p. 435-439, 2009.
REIS, C.M.R. et al Avaliação de parâmetros ecológicos da parasitofauna de duas espécies de peixes do Rio Mogi Guaçu, Brasil. Rev.Bras. Zoociências 18(2): 91-106. 2017
STEFANI, P.M. Trophic ecology and ecomorphology of fishes in a stretch of the the Upper São Francisco River basin185 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – UFSCAR, 2010.
VICENTE, J.J. et al (1985) Nematóides do Brasil. 1ª parte: Nematóides de peixes. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, 25, 1–79.


Palavras-chave


Demidospermus sp., ictioparasitologia

Apontamentos

  • Não há apontamentos.