Protagonismo Autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas (BCI)

Wagner da Cruz Seabra Eiras

Resumo


Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado que analisou a participação de crianças em brincadeiras científicas investigativas (BCI) realizadas durante as aulas de Ciências de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. As brincadeiras científicas investigativas (BCI) são atividades de investigação dos princípios de funcionamento de brinquedos científicos para serem aplicadas na Educação em Ciências no Ensino Fundamental, a fim de explorar fenômenos físicos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, na perspectiva histórico-cultural, sendo utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: registros audiovisuais das atividades desenvolvidas e registros escritos e/ou desenhados pelas crianças. Os resultados obtidos mostram que as BCI incentivam as crianças a exercerem o protagonismo autônomo nas atividades, por meio de ações autônomas de brincar, investigar, enunciar perguntas, hipóteses ou explicações inusitadas, de idealizar e construir coisas, e de socializar suas ideias com outras pessoas capacitando-as no enfrentamento de desafios. Este estudo também mostrou que as BCI potencializam a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, levando-as a exercerem o protagonismo autônomo nas atividades educativas, evidenciando a importância de os professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental promoverem atividades que incentivem o protagonismo autônomo das crianças, entendendo que assumir o papel principal de um acontecimento com autonomia e responsabilidade é fundamental na formação do cidadão contemporâneo.


Palavras-chave


brincadeira científica investigativa; educação em ciências, ensino fundamental; protagonismo autônomo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.