REVISÃO SISTEMÁTICA DOS MÉTODOS PARA ENSAIO DE CORPOS DE CONCRETO ARMADO RESISTENTES À AÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO

Yuri Mariano Carvalho, Vivian Gemiliano Pinto

Resumo


Introdução:

O esgotamento sanitário urbano, com indícios primevos datados da Idade do Bronze, proporciona a bilhões de pessoas mundo a fora melhores condições de higiene e de saúde pública. Todavia, prover esgotamento sanitário em núcleos citadinos e fabris possui um alto custo, tanto de projeto quanto de execução e manutenção. Os elementos de concreto armado, por exemplo, expostos constantemente à ação degradante de ácido sulfúrico, acabam por receber revestimentos altamente custosos a fim de evitar a corrosão e o comprometimento de suas funções estruturais. No entanto, é reportado na literatura científica a inexistência de norma ou método integralmente aceito para simulação e análise desse cenário (AMIN; BASSUONI, 2018; ERBEKTAS; ISGOR; WEISS, 2019; XIAO et al., 2016); logo, é relevante que seja realizado levantamento de dados quanto aos métodos de ensaio recorrentemente empregados.

Objetivos:

Objetiva-se com esse trabalho levantar o estado da arte relativo aos métodos de ensaio de corpos de concreto quanto à resistência a H2SO4. Para tal, foram analisados o volume anual de trabalhos sobre o tema, a fim de analisar a evolução no número de publicações e os periódicos que mais publicam sobre o assunto, e as formas de ensaio empregadas nos estudos.

Material e métodos ou metodologia:

Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, assistida pela ferramenta StArt, com todos os trabalhos identificados dentro dessa temática nas bases online Scopus, Web of Science, ScienceDirect e Engineering Village.

Resultados e Discussão:

Dos 628 artigos levantados, 89 foram selecionados para a revisão. Observou-se, uma publicação em 1986 e outra em 1987, havendo um lapso de publicações entre 1987 e 1996. No entanto, a partir de 1997, o número de trabalhos nessa temática cresceu, atingindo 17 publicações em 2018, que pode estar associado à demanda crescente por saneamento básico (RITCHIE; ROSER, 2019). O periódico com maior número de trabalhos publicados é o Construction and Building Materials (17 artigos). O método de ensaio mais recorrente em corpos de concreto envolve a exposição a H2SO4 de origem química  (79 dos 94 ensaios observados). Todavia, tal método não representa de forma fiel o processo de corrosão biogênico, pois impede a análise do efeito de agentes antimicrobianos (ERBEKTAS; ISGOR; WEISS, 2019) e é, geralmente, mais brando que a ação microbiana (YANG et al., 2018). A utilização de ácido sulfúrico biogênico (ASB) esteve restrito a 12 ensaios.  Apesar de ensaios permitirem simular com maior confiabilidade o processo de corrosão, os resultados analisados apresentam grande variabilidade (ERBEKTAS; ISGOR; WEISS, 2019). Potencialmente, tal variância se dá devido às configurações particulares de ensaio aplicadas por cada grupo de pesquisadores.

Conclusão:

É predominante no meio científico a avaliação da resistência de corpos de concreto à corrosão por ácido sulfúrico através de ensaios com H2SO4 de origem química em detrimento a estudos com H2SO4 biogênico. Visto que a corrosão por ASB é mais danosa, recomenda-se que a comunidade científica busque modos de sistematizar os ensaios a fim de permitir a repetibilidade e de gerar dados mais próximos da realidade, reduzindo imprecisões.


Palavras-chave


esgotamento sanitário; processo de corrosão biogênico

Apontamentos

  • Não há apontamentos.