PROTOCOLO DE LEVANTAMENTO DA OPINIÃO E DO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO FRENTE À COR E SEU USO FUNCIONAL NO PRODUTO RESIDENCIAL

Bárbara de Paula Souza, Evelinne Martins Costalonga, Marcia Moreira Rangel, Nádia Camacho

Resumo


Introdução: 

A partir das funções da cor, delineadas para determinado segmento de projeto, é possível apontar categorias e indicadores para levantamento e análise da opinião e comportamento do usuário. Rangel (2016) aponta a importância da pesquisa com o usuário para levantar aspectos de uso da cor em projetos, e destaca o uso funcional da cor e sua interface com a Ergonomia. O presente trabalho apresenta a pesquisa de iniciação científica intitulada “Protocolo de levantamento da opinião e do comportamento do usuário frente a cor e seu uso funcional no produto residencial”. Tal pesquisa refere-se ao desdobramento de pesquisa anterior e ambas possuem como pano de fundo as funções da cor nos produtos residenciais sob o olhar da Ergonomia. Esse estudo visa construir um instrumento de pesquisa com usuários nomeado “protocolo” que servirá de suporte para que, em pesquisa futura, seja possível coletar a opinião dos usuários e confrontá-los com os dados levantados na primeira versão da pesquisa. De maneira ampla, essa pesquisa assim como a do referido edital, busca contribuir com os projetos de produtos para ambientes residenciais por meio da compreensão do uso da cor.

 

Objetivos:

Desenvolver uma base instrumental por meio de um protocolo para realizar o levantamento e análise do comportamento do usuário frente à Cor Funcional no produto residencial.

 

Material e métodos ou metodologia:

Essa pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, é essencialmente teórica e se apoia em técnicas e procedimentos de revisão bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 2011).

O desenvolvimento da pesquisa será por meio das seguintes fases que atendem aos objetivos geral e específicos propostos:

Fase 1: Levantamentos teóricos acerca (1) dos métodos e técnicas das diversas áreas que convergem para as investigações em Ergonomia, Acessibilidade e do tema Cor; (2) dos tipos e características de usuários dos produtos residenciais definidos na pesquisa anterior; e (3) dos conceitos e definições de populações e amostras.

Fase 2: Gerar os perfis de populações dos usuários e recortar a população a ser investigada; definir o tamanho da amostra e selecionar os métodos e técnicas.

Fase 3: Desenvolver os documentos referentes a cada método e/ou técnica selecionada, a partir da compatibilização dos dados acerca da cor e seu uso funcional; e definir a estrutura metodológica dos procedimentos gerando o protocolo de levantamento e análise da interação usuário/produto/cor.

 

Resultados e Discussão:

A pesquisa encontra-se no início do seu desenvolvimento, portanto, na fase 1 supracitada Foi criado um quadro comparativo com diversos autores sobre o assunto para se ter uma visão ampla sobre como esses temas são abordados. Com isso, não há resultados relevantes a serem apresentados nesse momento.

 

Conclusão:

Até o presente momento, não é possível ensaiar conclusões em virtude da fase em que a pesquisa se encontra. Os membros da equipe estão aprofundando os conhecimentos sobre metodologia, métodos e técnicas de pesquisa através de estudos de bibliografias da área. Acredita-se que após esse levantamento será possível apontar direções mais consistentes à respeito dos resultados esperados.


Palavras-chave


Cor, ergonomia, metodologia, protocolo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.