O Ensino da Física Contemporânea IV : Eletrodinâmica de Born-Infeld

Thiago Soares, Thales Costa Soares

Resumo


Introdução:

 

A eletrodinâmica de Maxwell que descreve o comportamento dos campos elétricos e magnéticos clássicos possui características lineares, por isso não forma uma boa teoria para descrever fenômenos como o espalhamento fóton-fóton, lasers de altas potências e a polarização do vácuo que ocorrem na presença de intensos campos elétricos e possuem  características não lineares então surgiram novas propostas de modificar a eletrodinâmica de Maxwell de tal forma que se tenha uma teoria eletromagnética não linear, uma das primeira teorias desse tipo foi a eletrodinâmica de Born-Infeld desenvolvida anos de 1930 e a qual foi o tema de nosso trabalho.

Objetivos:

Estudar a eletrodinâmica de Born-Infeld e suas consequências.

 

Material e métodos ou metodologia:

Nossa metodologia foram encontros semanais para discutir o tema e ao longo de nosso trabalho utilizamos como materiais: Notas de aula, vídeos, estudos dirigidos, livros, minicursos

Resultados e Discussão:

Como resultado de nossos estudos chegamos que a eletrodinâmica de Born-Infeld é uma teoria consistente que retorna na eletrodinâmica de Maxwell para o caso particular de campos elétricos fracos.

 

Conclusão(ões):

Com os avanços das tecnologias experimentais, estamos conseguindo produzir campos elétricos mais intensos e seu funcionamento não é explicado satisfatoriamente pela eletrodinâmica de Maxwell, assim a eletrodinâmica de Born-Infeld e outras eletrodinâmicas não lineares estão ganhando cada vez mais espaço no modelamento de fenômenos físicos contemporâneos

 

Palavras-chave: Born-Infeld; Eletrodinâmica não linear

Referências bibliográficas:

1)   M.Born, L.Infled; Foundations of the New Field theory

2)   J.B.Jiménez, L.Heisenberg, G.J. Olmo, D.B.Garciar; Born-Infled Inspired Modifications of Gravity

3)   David.J. Griffths; Eletrodinâmica, Pearson, 2011


Palavras-chave


Eletrodinâmica não linear; Modelagem; aplicações da QED

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