OS ÚLTIMOS CINCO ANOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE MASTITE BOVINA EM PERIÓDICOS LATINO-AMERICANOS (2014-2018)

Emanuelle Salviano Sixel, Ianny Vitória de Almeida Souza Gama, Caléo Alecsander Silva Miranda, Alessandro Del'Duca

Resumo


Introdução:

A mastite é uma doença inflamatória da glândula mamária, podendo ser aguda e até mesmo evoluir para um quadro crônico. Essas inflamações levam a grandes perdas econômicas para os produtores de leite, além de problemas do bem estar animal. Essa doença apresenta diversos desafios para seu controle, podendo ainda ser necessário estudos mais profundos. A cienciometria é uma ciência que pode ser usada como uma ferramenta importante para verificar aspectos quantitativos da ciência enquanto uma disciplina ou atividade econômica, auxiliando a traçar um perfil dos campos científicos e para compreender sua estrutura social e intelectual (MACIAS-CHAPULA, 1998). Assim, relatar uma analise cienciométrica de artigos sobre mastite bovina nos últimos anos podem mostrar onde estão as maiores preocupações relacionadas a esta doença e os caminhos a se seguir.

Objetivo:

O objetivo foi analisar quantitativamente os artigos científicos sobre mastite bovina que podem ser encontrados no site dos “Periódicos Capes” publicados entre 2014 e 2019.

Metodologia:

Os artigos que constavam na base de dados do site “Periodico Capes” no dia 13 de setembro de 2019 foram baixados e analisados para fins cienciométricos. Os filtros utilizados para a busca dos artigos publicados foi: publicados entre 2014 e 2019; artigos em português; artigos que apresentavam concomitantemente as palavras “mastite” e “bovina” em qualquer parte do artigo. Os artigos foram baixados e analisados um a um para verificar a eficância do filtro e analisados os dados: ano de publicação; nome do periódico; tema principal (mastite, antibióticos, métodos alternativos aos antibióticos, resistência microbiana e outros) e tipo de artigo (original, revisão e nota técnica).

Resultados e Discussão:

Na base de dados consultada, foram encontrados 30 artigos com o perfil do filtro. Destes, 41% relatavam a doença (mastite bovina), 17% discutiam sobre resistência bacteriana relacionada aos antibióticos utilizados, 14% sobre métodos alternativos ao antibióticos para o controle da doença, 7% sobre antibióticos e 21% sobre outros temas, mas citavam a mastite bovina no texto.

Apenas dois trabalhos não foram publicados por periódicos brasileiros, sendo que cerca de 30% dos artigos foram publicados por um mesmo periódico científico. A grande maioria dos artigos eram de contribuições originais dos autores, com três artigos de revisão e uma nota técnica. Neste período, 2014 foi o ano com o maior número de publicações (15), sendo três vezes maior do que o número de publicações em 2015, que foi o segundo ano com maior número de publicações. Um dado que chama a atenção foi que poucos trabalhos recentes (2016-2018) apresentam dados sobre métodos alternativos, o que é uma preocupação tendo em vista a relevância desta temática cada vez mais (CARNEIRO, 2014).

Conclusão:

Percebemos uma diminuição na produção científica em periódicos nacionais acerca da mastite bovina e não houve produção recente que proponham métodos alternativos viáveis para tratar a mastite bovina.

Palavras-chave: Cienciometria, antibióticos, produção científica

Referências bibliográficas:

CARNEIRO, F. Tendências dos estudos com plantas medicinais no Brasil. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais, v. 3, n. 2, p. 44-75, 2014.

MACIAS-CHAPULA, C. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. SciELO, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998.


Palavras-chave


Cienciometria, antibióticos, produção científica

Apontamentos

  • Não há apontamentos.