DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO EM REALIDADE AUMENTADA PARA UM SISTEMA DE REABILITAÇÃO DE MARCHA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL
Resumo
A evolução da medicina e as descobertas da ciência sobre o corpo humano permitiram vários avanços no campo da fisioterapia. Atualmente, é muito comum a utilização de jogos virtuais em seções fisioterapêuticas, chamadas gameterapia. Essa prática torna a fisioterapia mais dinâmica, menos monótona, diminui o foco na dor, incentiva a atividade cerebral e, principalmente, facilita a adaptação das crianças. Este trabalho tem como objetivo propor um jogo sério, baseado em realidade aumentada, para ser adaptado em um suporte de peso corporal para crianças com limitações funcionais neurológicas se exercitarem de forma mais agradável e lúdica. O jogo foi desenvolvido na engine Unity, com a personagem modelada com Auto3DS Max. Os resultados mostraram que é possível desenvolver sistemas baratos, acessíveis à população e bastante lúdicos, transformando momentos dolorosos em pura bricadeira.
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